A Ingenua

A Universidade de Aveiro é uma das mais dinâmicas e inovadoras universidades do país.  Por base, tem como missão a intervenção e desenvolvimento da formação graduada e pós-graduada, a investigação e a cooperação com a sociedade.

No entanto, é com a sua primeira missão, o ensino, que se constroem as bases de capacitação dos futuros profissionais e empreendedores do nosso país. Com esta nova plataforma pretende-se de forma organizada proporcionar aos jovens estudantes, sejam eles de 1º, 2º  ou de 3º ciclo as condições para participar em trabalho colaborativo com o objectivo de resolver um desafio, criar um protótipo ou uma solução para um problema ou interesse societal.

Serão estes jovens universitários que, num futuro próximo, estarão a desempenhar papéis de relevo na sociedade, pelo que é importante incutir neles esta nova forma de abordar problemas reais e estarem treinados numa perspectiva de os abordar sem receios e de procura de soluções.

Perspectiva-se que os jovens universitários, sob a orientação de uma rede de tutores especializados em varias áreas científicas, desenvolvam uma capacidade de raciocínio integrativo em áreas multidisciplinares, resultando num trabalho aprofundado e colaborativo com vista à resolução do desafio escolhido e, em termos pessoais, no desenvolvimento de competências empreendedoras e de gosto pela investigação e ciência.

Quem são os intervenientes neste processo? Os alunos universitários, os tutores nos diferentes departamentos e centros de investigação, empresas e a sociedade em geral.

Português, Portugal